Proyecto Europeo 3DPAST

Nos alegra difundir este interesante proyecto, coordinado, desde la Escola Superior Gallaecia, por la arquitecta Mariana Correia, Patrona de nuestra Fundación a quien agradecemos su constante trabajo en la defensa del Patrimonio.

cabecera-Sin-IRP-Sin-Dpto-Com-scaled-e1593778295717

É com prazer que informamos sobre a conclusão do projeto europeu 3DPAST – Living and virtual visiting European World Heritage, disponível em: www.esg.pt/3dpast/

O projeto foi coordenado pela Escola Superior Gallaecia (esGALLAECIA), com a parceria da Universidade de Florença (UNIFI), e da Universidade Politecnica de València (UPV). 3DPAST foi co-financiado pela União Europeia (2016-2020), no âmbito de concurso ganho em candidatura ao programa CREATIVE EUROPE.

3DPAST recebeu apoio international do: ICOMOS International, ICOMOS-CIAVICOMOS-ISCEAHICOMOS-CIPA, & UNESCO-Chair of Earthen Architecture, Building Cultures and Sustainable Development.

A ideia principal do projeto foi investigar e valorizar o património vernáculo em sítios classificados Património Mundial. O objetivo principal foi destacar este património excecional, por meio da investigação arquitetónica e histórica e através de métodos digitais e de multimedia cruzando com a componente criativa, o que possibilitou chegar a novos públicos.

Resultados do projeto

. 3DPAST Livro/ Book:
«From Vernacular to World Heritage” (publicação internacional com 250 páginas, em Inglês), em open-access em: https://esg.pt/3dpast/publications

. 3DPAST Manual/ Booklet:
«Guidelines and strategies for maintenance of vernacular architecture in World Heritage sites” (100 paginas, em 5 idiomas), em open-access em: https://esg.pt/3dpast/3d-past-booklet

. 3DPAST App:
Já disponível na App Store e no Google Play Store, com exemplos de realidade virtual, em:

. 3DPAST Videos:
Apresentação do projeto, da plataforma, da app do livro e do manual, por meio de vídeos, em:  https://esg.pt/3dpast/videos

. 3DPAST Desenhos Digitais/ Digital Drawings:
Arte Digital que representa a componente creativa do projeto, em: https://esg.pt/3dpast/digital-drawings

. 3DPAST Conferência Internacional/ International Conference HERITAGE 2020:
Artigos, atas e videos da conferência internacional HERITAGE 2020, em: https://esg.pt/3dpast/platform/pienza.html

. 3DPAST Plataforma/ Platform:
A plataforma apresenta a investigação realizada sobre os 8 sítios Património Mundial, com modelos 3D e realidade virtual, em: https://esg.pt/3dpast/platform/

Mais informação sobre cada um dos 8 sítios Europeus Património Mundial, pode ser acedida em:

Upper Svaneti, GEORGIA:

Pienza, ITALY:

Cuenca, SPAIN:

Transylvania, ROMANIA:

Old Rauma, FINLAND:

Gjirokastra & Berat, ALBANIA:

Chorá, GREECE

Pico, PORTUGAL:

Agradece-se disseminação do projeto e dos seus resultados.

Cordiais cumprimentos,

Mariana Correia & Gilberto Carlos,